sexta-feira, 24 de julho de 2009

O exercício da escrita



Eu tenho dificuldade de me comunicar com as pessoas.
Sabe quando tem uma rodinha de amigos e tem sempre um que fica mudo? Sou eu. Sabe quando tem uma discussão acalorada na sala de aula e tem sempre um que não consegue terminar uma frase? Sou eu. Sabe aquela que tem que dar bronca em alguém e não consegue? Sou eu. Sabe aquela que tem que pedir um favor e morre de vergonha de pedir? Sou eu. Sabe aquela que tem uma opinião formada sobre alguma coisa e na hora de falar parece um pateta que não sabe nada sobre o assunto? Sou eu. Sabe aquela que na hora de se defender começa a gaguejar? Sou eu. Sabe aquela que não consegue persuadir ninguém? Sou eu. Sabe aquela que vê uma injustiça e não consegue dizer uma só palavra? Sou eu. Sabe aquela que vê furarem a fila do banco e não consegue falar nada? Sou eu. Sabe aquela que quer pedir férias ou aumento mas prefere sair no prejuízo a tocar no assunto? Sou eu. Sabe aquela que vê o dono levando o cachorro pra fazer cocô na rua e fica puta da vida mas não fala nada? Sou eu. Sabe aquela que se sente inferior diante da irmã mais velha e não consegue expor uma opinião contrária à dela? Sou eu. Sabe aquela que tem certeza de que a Terra é redonda, porque leu em jornais, livros, revistas e na internet mas não consegue convencer o fulano-sabe-tudo de que sabe do que está falando? Sou eu.
E ser assim é uma droga! Às vezes eu só teria que falar alguma coisa pra impor minha vontade ou opinião, mas não consigo. O cérebro funciona numa velocidade normal até, mas a maldita da língua enrola, a dicção fica horrível, a voz parece de choro.
E eu acho que escrever é um exercício que ajuda. Conforme a gente escreve, a gente vai organizando as ideias de maneira que fique fácil de entender quando se lê. E quando mais se treina, mais prática a pessoa que escreve adquire. E acaba ficando mais fácil organizar as ideias, mesmo quando se fala. É por isso que eu comecei o blog. Pra praticar essa comunicação inter-pessoal que eu não treino no trabalho, que eu treino muito pouco em casa por morar só com minha mãe, por não treinar muito com amigos, porque passo as férias todas em casa, pintando móveis e assistindo Gilmore Girls (ah, vou falar mais disso depois).
E eu vou ver se torno diário esse exercício de escrever, assim eu vou treinando pra comunicação do dia-a-dia.

Um comentário:

Laura disse...

Oi Marilia, obrigado pela visita no blog!!!
eu ja fui assim
num conseguia abrir a boca pra nada.
Escrever ajuda, falar pro espelho tambem!!!
Bjs