terça-feira, 21 de julho de 2009

Eu me formo. Tu te formas?



Algumas coisas nessa vida me deixam realmente indignada. Eu entrei pra faculdade achando que o esquema seria muito diferente do Ensino Médio, mas a rotina de faltar às aulas, atrapalhar as aulas, não estudar e colar pra passar ainda é seguida por muita gente (esse último item, por mim, inclusive). Outras pessoas pulam a parte de atrapalhar as aulas, mas faltam mais porque engravidam, e ainda por cima exigem dos professores notas iguais às dos demais alunos do grupo, mesmo não tendo ajudado a fazer um trabalho nem participado na apresentação do mesmo.
Eu acho que se a pessoa não consegue conciliar família e faculdade, deve priorizar uma coisa e se dedicar a ela. Tem gente que prioriza a familia e depois monta nas costas dos colegas esperando uma nota boa no fim do bimestre. Não tá nem aí pras aulas, mas quer diploma. Não vou mais fazer as vezes de burrico, não.
Eu sei que se eu estudar, eu sou capaz de passar numa prova, então decidi que vou me esforçar mais nesse último semestre, pra não passar outro vexame de ser pega com cola. E também não vou mais me arriscar passando cola pros outros, porque eu sei que tem gente que consegue, mas arruma desculpa pra não se esforçar. Se você tem problema em casa, eu não vou resolver os meus e os seus problemas na faculdade, benzinho. A frase célebre "Cada um com seus pobrema" é 100% verdadeira.
Fechei o semestre com notas muito boas e sei que foi mérito meu. Tem gente que fica de exame e pula de alegria ao dizer que tirou um 9, ressaltando que foi sem colar, mas se indigna se tira um 4,5, e ainda por cima culpa o professor. Ah, nem vem, por acaso foi o professor quem fez a prova? Não, então a responsabilidade pela nota é toda sua, neném.
A pessoa passou a maior parte do curso de licença maternidade ou em casa, e os outros fazendo trabalho com o nome dela, passando cola pra ela na prova e assinando o nome dela na lista de presença. Pra mim já deu.
Esse desabafo é porque eu não tenho coragem de chegar pra pessoa e falar "Olha, Fulana, eu gosto de você, mas se sua vida tá uma bagunça e ainda por cima engravidou pela segunda vez durante o curso, que culpa tenho eu?". Cansei de estudar por mim e pelos outros. Eu vou cuidar da minha vida, das minhas notas e não quero saber das de mais ninguém. E eu sei que se eu precisasse, eu teria que me virar sozinha.

Nenhum comentário: