sexta-feira, 10 de julho de 2009

A arte da "desentulhação"


Li em algum lugar que um bom exercício para desentulhar a casa é pegar um dia por mês (ou por semana, conforme o entulhamento) e retirar de casa 27 objetos. Podem ser roupas, livros, brinquedos, sapatos, chaveiros, bijuterias, porta-lápis, canetas, cartas, papéis, fotos, remédios vencidos, tudo vale. Não importa se for algo pra doar ou pra jogar no lixo, o importante é tirar de casa.
Em casa nós temos o mau hábito de guardar muita tralha. Guardamos por anos e anos que ficamos até com pena de jogar fora. Mas uma coisa sem valor vai ser mais facilmente descartada se for jogada fora logo, certo? Por isso eu comecei a tirar sem dó algumas coisas pra liberar espaço no armário, e de 27 em 27 já foi muito mais de 100 e ainda tem coisa pra tirar.
Outra regra do desentulhamento que eu ouvi muito tempo atrás (e que nunca pus em prática) é pra quando for arrumar o guarda-roupa: aquilo que você não usou nos últimos 12 meses, provavelmente nunca mais usará. Então doe!
E na hora de gastar aqueles trocados em bugigangas no 1,99 só porque tem esse dinheiro sobrando, pense se você precisa mesmo daquilo ou se sua nova aquisição vai só ficar ocupando espaço. Pra não cair em tentação de comprar tranqueirinhas no 1,99 eu jogo todas as minhas moedas num cofrinho!

Nenhum comentário: