terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pirata da perna de pau

Anos atrás, um amigo do meu tio deu-lhe de presente um filhotinho... de papagaio. O Tico.
Meu tio mora em São Paulo mas vem todo fim de semana pro sítio. O Tico sempre veio junto. Vinha na gaiola, no banco de trás, se agarrando com o biquinho quando meu tio fazia as curvas. Só que tem um problema: o Tico é um animal silvestre que ninguém sabe explicar a procedência, não tem anilha, e por mais bem tratado que ele seja, sua posse é ilegal. Antes de levar uma multa, ser preso, ou coisa assim, e ainda por cima ter o Tico confiscado, meu tio resolveu que deixar o Tico no sítio era o melhor.
Meu tio é dentista, então periodicamente ele pega o motorzinho e dá uma lixada nas unhas e no bico do papagaio pra evitar que ele machuque alguém, e o Tico tem as asas cortadas, porque se ele voar dali, ele não sobrevive sozinho.
Então estava o Tico reinando absoluto em sua mega-gaiola quando meu tio apareceu com um amiguinho: o Pirata. O Pirata chegou até o meu tio por um amigo que sabia que ele tinha um papagaio. Acontece que o antigo dono do Pirata não quis ficar com um papagaio deficiente. Parece que algum bicho (gato, provavelmente) tentou pegar o papagaio, mas só conseguiu arrancar uma perna (daí o nome. Cruel, né?), e meu tio aceitou ficar com ele.
O Pirtata é assustado, se a gente chega com a mão perto, ele grita, mas não bica. O único jeito de pegar o bichinho pra cuidar das asas e do cotoco, é pegá-lo prendendo as asas ao corpo, como se paga uma galinha, e isso deixa ele mais assustado ainda. Pra piorar, o Tico-dono-do-pedaço tem agredido o Pirata. O Tico bica o pescoço do Pirata como se quisesse enforcá-lo, e arranca as penas do rabo também. Tadinho. Meu tio até fez uma perna de resina pro Pirata, mas o Tico comeu.
Esse fim de semana os dois estavam mais tranquilos e o Pirata estava mais calmo, até aceitava um carinho.
De manhãzinha dá até gosto de ver: os papagaios cantam, assoviam, gritam, conversam! Tem quem ache um saco a barulheira, mas eu acho um barato!
Currupaco!

Nenhum comentário: