quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Blecaute


Que coisa esse apagão, hein? Acre, Alagoas, Bahía, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Uruguai no escuro! Claro que não foi no estado todo que faltou luz; alguns estados tiveram apenas algumas cidades atingidas. Mesmo assim, a proporção foi gigantesca.

Eu tava na faculdade, a luz deu uma piscada e apagou. Sorte que nas salas e nos corredores tem luz de emergência. As luzes se apagaram e começou o rebuliço, todo mundo querendo ir embora o mais rápido possível. Só encontrei minha van porque os faróis das vans e dos carros no estacionamento estavam acesos.

Celulares não funcionavam.

Fiquei pensando nos 5 andares de escadas escuras que eu teria de subir pra chegar em casa. Quando cheguei, que alívio! No salão de entrada, nas escadas e no hall dos apartamentos tem luz de emergência. Que invenção genial, essa!

Minha mãe tava com uma vela acesa, a única que ela achou. Eu achei outra pequenininha, já meio queimada.

Antes de dormir, uma última espiadinha na rua. Breu. Sensação estranha de fim de mundo. Minha mãe acordou de madrugada com pessoas conversando na sala. Era a TV. E hoje cedo, tudo de volta ao normal.

Como a gente é dependente de energia elétrica, né?



E pra aproveitar o assunto, fica a dica do livro Blecaute, do Marcelo Rubens Paiva.
Três amigos vão explorar uma caverna e eles ficam presos lá dentro por dias. Quando saem, não há mais ninguém vivo. Todo mundo parado feito estátua. Os três são os únicos sobreviventes em São Paulo.
Muito legal!

Nenhum comentário: